terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A Esquina do Pecado

Qual a definição de esquina? Entre outras, algo comum em todos os cruzamentos das ruas. E a Esquina do Pecado, o que é?  Algo incomum no urbanismo, mas  existe em Bebedouro, estado de São Paulo, nas imediações da Igreja Matriz. Está além das definições tradicionais. Trata-se de uma esquina mais sociológica, musa da convivência pública, tribuna das miudezas e grandezas da vida: boateira, sussurrante, investigativa, fecunda ao elencar fatos passados, presentes e projetar os do futuro.

Além disso, ela é um balcão de ideias, palco de embates, pactos e rupturas e divertida por natureza. Enfim, entre milhares de predicados, é um condomínio sem guarita, cuja síndica chama-se "Conversa".

Esse lugar é uma extensão de tudo. Por exemplo: no dia do óbito, os “falecidos” passam por lá e, logo cedo, muitas pessoas começam a vê-los. Como? Lendo as tabuletas fixadas pelas funerárias nas paredes externas dos Cafés.

Certa ocasião, em trânsito pelo local, esbarro no agente funerário.  -No seu falecimento, vou inovar , diz ele; o anúncio será em placas digitais.
E dá gargalhadas. Assustado, ao invés de “meu Deus!”, exclamo em italiano, língua da ascendência dele:
 -Mio "Angelo" custode!  Tradução: meu Anjo da Guarda! Em seguida, olho para a torre da Igreja Matriz, faço o sinal da cruz, e dou no pé.

Nos anos sessentas, a existência da Esquina do Pecado chega ao Vaticano.  Apesar disso, por aqui, alguns religiosos, há muito tempo, implantam ações preventivas. O Altar-Mor e o do Sacrário da Matriz foram idealizados em sentido oposto à famosa  esquina; assim, as imagens ficam de costas para ela.

A estátua do Monsenhor Aristides, na praça da matriz, está numa posição em que o seu olhar não se dirige para a “nossa personagem”, a do cônego Pedro Paulo Scannavino segue o mesmo ritual. A do padre Anchieta , muito antes , provoca um blá-blá-blá lascado. Alguém sugere que fique com as costas voltadas para a “esquina”. Assim mesmo, Anchieta recusa:

-Não fico, não fico, de jeito nenhum. Opta pela praça Valêncio de Barros, conhecida   como Jardim Misterioso, em frente à prefeitura. Prefere os mistérios desse jardim aos  burburinhos explícitos da Esquina do Pecado.
 
Ciente da nossa Esquina, o Vaticano, na última hora da promulgação do Concílio Vaticano II, iniciado no pontificado de João XXIII e concluído no  de Paulo VI, muda a missa. Os sacerdotes passam a celebrá-la de frente para os fiéis. No caso de Bebedouro, de costas para a Esquina do Pecado. Dessa forma, fica sacramentado: A Esquina do Pecado é um Altar Pagão.

Parte do conteúdo textual deste Blog integra o livro Mosaico Literário: Poesias e Crônicas, de Augusto Aguiar, registrado na Agência Brasileira do ISBN (International Standard Book Number) - Ministério da Cultura - Fundação Biblioteca Nacional, sob número 978-85-63853-54-7. 
Crédito das Imagens: 
1) Ricardo Costa - Página Bebedouro em Foco - Facebook
2) Jornalista Sílvia Coelho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...