quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Intimismo, livro de Fernanda Junqueira,


Intimismo, livro que marca o início do trajeto literário de Fernanda Junqueira,  coloca o leitor em contato com o espírito da poesia muito bem representado. Com uma excelência criativa, ela já ocupa um lugar de destaque na cena literária de Ribeirão Preto, cidade onde vive.  Assim acontece com aqueles que possuem refinamento poético, por vocação e aptidão, além de serem donos de uma arte que os tornam iniciantes indispensáveis.

Membro da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto e também da U.E.I. (União dos Escritores Independentes), estamos diante de alguém rigorosamente detalhista. Ela já poetiza ao vestir o livro com uma capa maravilhosa. Portanto, de início, o leitor se rende a esse componente da obra, apesar da capa não ser algo à parte. 

Junto com o capista, soube com mestria conceituá-la com uma linguagem gráfica em harmonia com o conteúdo. O lettering (colocação de letras) está proporcionalmente de acordo com a dimensão da capa. Por sinal, a editoração do livro é um belo trabalho da Editora Coruja.

A perfeita combinação entre as cores azul turquesa e jade exibem um dégradé cuja intensidade decresce gradualmente. De acordo com a autora,  a ilustração,  cuja ideia inicial seria uma figura abstrata, ganhou um perolado na cor. Além disso, a borboleta camuflada na flor faz um paralelismo entre a crisálida em transformação e o descobrimento do seu Eu-Poético, hoje indissociável.

O holofote, acima da figura impressa, lembra a benção da Luz que nos guia. Portanto, a ilustração reproduz a emoção, característica da poesia que jorra dos poemas contidos no livro. Trata-se, portanto, de uma capa “eloquente”. 

Nas orelhas da primeira e quarta capas há informações sobre a trajetória da autora. Por fim, a quarta capa exibe uma belíssima sinopse assinada por Mara Senna, uma das grandes expressões da poesia em Ribeirão Preto. Por sinal, já alçou voo além desses limites e publica, atualmente, através de um selo editorial, a Editora Patuá.

Na página treze, Renata Junqueira (irmã da autora), Doutora em Letras, na área de Teoria Literária pela UNICAMP e livre-docente pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), escreve – à guisa de Prefácio ( à maneira de Prefácio) – o belíssimo texto Inesgotável como Água da Fonte que, com mestria, apresenta o livro ao leitor (preparando-o para a leitura).

E com a habilidade de quem sabe o que faz,  através de algo parecido com uma breve crítica literária,  não deixa nenhum espaço vazio como também  não permite que o texto, à guisa de prefácio, ganhe autonomia em relação ao livro. Ou seja, o livro é do autor e não de quem elabora o prefácio ou algo equivalente. Essa é uma legitimação essencial que Renata Junqueira preza com conhecimento de causa.

Já no início da leitura do livro, num soneto consagrado ao filho, vê-se que Intimismo não é para ser tratado com ligeirezas. Transitando por cada poema, começa-se a fazer aquelas indagações concretas, comum ao leitor experimentado. No final dos poemas, outras vezes quase no meio, esse leitor encontra poeticamente respostas concretas. Esse estilo flui bem. Sendo assim, promove uma forte identidade entre quem escreve e quem lê.

Através dos poemas, ela não coloca uma placa de Entrada-Proibida em seus sentimentos íntimos. Ao contrário,  faz uma oposição leal, contida sutilmente nos versos, a tudo que possa vedar esse acesso. Sem escrever uma linha sobre o assunto, desbanca o falso romantismo. Basta o leitor prestar atenção.

Com uma estética primorosa, adota nesse seu primeiro livro um estilo pessoal no contexto do gênero intimista de poesia. Este migra do seu lugar natural,  o psicológico, para os poemas. Mas vale dizer que a sua sensibilidade   não se esqueceu das miudezas do cotidiano nos poemas através dos quais fazem sentido.

Outro aspecto a destacar: ela não se vale muito das rimas, esta sonoridade parente das palavras. Ao contrário, os seus poemas dão a sensação ao leitor de um bate-papo. Nota-se que, de poema para poema, a autora tem uma capacidade incrível de se renovar. Para aqueles atentos à produção literária contemporânea, Fernanda Junqueira, autora densa e dotada de emoção, não passa despercebida. 

O livro poderá ser adquirido das seguintes formas:
Livraria Bookstore. Rua : Garibaldi 1796 Alto da Boa Vista
Ribeirão Preto S.P.
Telefone: 
(16) 3911-5051

Fernanda Junqueira: Página do Facebook (inbox)



2 comentários:

  1. Parabéns Augusto Aguiar e Fernanda Junqueira..abraços Luzia Madalena Granato

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas palavras tão bem colocadas. Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...