segunda-feira, 14 de maio de 2012

Tributo a Tom Jobim (1927-1994)


Em 8 de dezembro de 1994, data do seu falecimento, escrevi a crônica “Tributo a Tom Jobim”. Demorei a noite inteira: muitas idas à janela, cafés, reflexões, algumas pesquisas. No dia seguinte o trabalho esperava-me, mas Tom mereceu o sacrifício. Escrever a respeito dele era imprescindível.  O complicado foi produzir algo para alguém como ele. Qual o segredo? Escrevi discretamente, como é a norma dos iniciantes.  A apreensão de não cair nas armadilhas da escrita, tropeçar na “dicção” errada da música textual, preocupavam-me. No entanto, arrisquei uma crônica. O gênero, assim, exercitava, pela primeira vez, o atrevimento de meter-me no mundo das letras. Aquela história do Pablo Neruda de que “Escrever é fácil. Você começa  com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.”  é um devaneio poético, nada mais. A realidade é outra. As gramáticas trazem  o estudo do pronome antes do verbo. Então, fica difícil entender os pronomes oblíquos se não se sabe classificar o verbo quanto  à predicação. E assim por diante. Napoleão Mendes de Almeida, professor e gramático , opinava dessa forma. Um excelente gramático, apesar de ortodoxo no assunto (como alguns o definem).
E a crônica ? – o leitor está me perguntando.
-Sim, a crônica. – respondo. Então, vamos lá:
"Meu lado sensível pediu-me esta crônica. Pedido a que, aliás, não pude deixar de atender. Falo de Tom Jobim, homem interessante, músico refinado, poeta sutil, maestro de obra farta. Deu o último suspiro, com certeza, afinado com a vida.
Delicado, gestos elegantes, amante da quietude, criou belezas musicais cuja límpidez é irretocável. Compôs Garota de Ipanema, musicando, no TOM certo, o sensual balanço de Helô Pinheiro: "Olha que coisa mais linda,mais cheia de graça...".
A canção entrou nas paradas de sucesso de todo o planeta.
Entrou, mas não pôde sair. Genialidade dá nisso !!! ".
(Autor: Augusto Aguiar - escrito em 08/12/1994)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...