domingo, 25 de novembro de 2012

Saiu a data, entrou a dúvida

Vou começar com uma cutucada.  No Brasil,  a maioria das revistas periódicas de consumo são excelentes. Há muito tempo, no entanto, algumas adotam uma postura indelicada com o leitor:   omitem a data da circulação na capa ou no expediente. Por quê?  Leiam a resposta à minha abordagem crítica. Ou reclamação, caso queiram:
“Esclarecendo o problema: entendemos que explicitar o ano e o mês de publicação no expediente é melhor para nossos leitores, que encontram material de referência certo e que podem, assim, se situar entre seus números. Porém, não incluir esta informação é uma decisão do editor (...) e a redação não tem poder de decisão neste fator. Os responsáveis nos garantiram que em breve seria adicionada a informação de mês e ano, mas não nos deram uma data precisa para isso. Ainda assim, peço desculpas em nome da equipe e da editora (...). Sua reclamação será encaminhada diretamente para o responsável”.
Bem se vê a procedência da reclamação, mas a omissão continua.
Uma área da editora, a redação, foca o cliente; a outra, a editoria, não foca. Difícil, não é? Fácil seria abolir tamanha falha.
A data da circulação é um componente imprescindível. A ausência dela compromete a fixação da imagem e do conceito da revista.  
Afinal, as revistas são importantes suportes de textos.   Algumas matérias, dependendo do tema, Direito, por exemplo,  ficam inócuas sem a data.
A questão, como não poderia deixar de ser, não corresponde às expectativas do leitor. É um desrespeito, tão grave quanto o desrespeito costuma ser.
Esse artifício não faz sentido. Aliás, nunca fez.
(Augusto Aguiar - 25/11/2012)
augusto-52@uol.com.br
Crédito da imagem: http://estudioferre.blogspot.com.br
NENHUMA MATÉRIA DESTE BLOG PODE SER UTILIZADA OU REPRODUZIDA - EM QUALQUER MEIO OU FORMA - SEM A EXPRESSA AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...